quinta-feira, janeiro 25, 2007

20 de Janeiro de 2007

Desenhos animados com sotaque

Aqueles que têm filhos em idade de ver desenhos animados, sabem daquilo que estou a falar, porque a partir de determinada hora o comando da televisão passa a ser pertença dos rebentos. E aqueles que, como eu, têm TV Cabo Satélite, sabem bem o que é uma ditadura perfeita. Quando muda um canal, mudam todas as televisões da casa. Logo, vemos desenhos animados….
Sempre que ouço o genérico dos desenhos animados do Ruca, não deixo de esboçar um sorriso. Não é todos os dias que se ouve dobragens com sotaque do norte. Ok… não é bem norte, é mais Porto, mesmo. Tudo bem que é um bocadinho “Andrade” demais, mas que é engraçado é. Pelo menos varia. Todos os outros desenhos animados, com vozes em Português, têm como denominador comum o lisboeta sotaque, que até aos lisboetas parece lisboeta demais. Para desenjoar soa muito bem.

Música para os meus nortenhos ouvidos….

'Se conduzir e não for jogador do Benfica, não beba.'.

'Resumo da coisa:'.

Luisão sai para jantar. Bebe uns copos. “Tomou um vinho”. Sai do restaurante e entra no carro. Senta-se ao volante. Operação STOP da PSP em Lisboa manda parar a viatura conduzida pelo sujeito, ao qual é efectuado o teste da alcoolemia, ou seja, soprou – ou mais à nossa moda falando – bufou ao balão, acusando 1,44 gramas por litro de sangue. Coisa pouca, portanto. Só infracção muito grave…

Vai daí, presente ao juiz, é duramente castigado com 40 horas de trabalho comunitário. Pobre do Luisão. Vai ter de trabalhar. Não vai ficar sem carta, não. Vai ter de prestar serviço comunitário. Isto porque, dado ser uma figura pública o internacional brasileiro foi condenado a uma sanção socialmente útil, não ficando inibido de conduzir.

Quando confrontado pela imprensa e instado a tecer comentários sobre este crime, primeiro diz que é um problema particular e que não quer que este episódio manche a grandeza do Benfica.

Depois, diz que errou, mas que não vai deixar de tomar o seu vinho. Não disse foi se ia deixar de conduzir depois de o tomar… Aliás, nem era a ele que lhe competia dizer isso. Em primeira instância, caberia ao juiz dizer-lhe isso mesmo, impondo-lhe uma inibição de conduzir, apreendendo-lhe a carta. Depois de cumprir a pena decretada pelo juiz, aí sim poderia voltar a ser a sua consciência a ditar se podia ou não conduzir depois de não abdicar do seu vinho.
Fernando Santos, na melhor tradição benfiquista, na senda de Manuel Vilarinho, Toni e outros que ais, acha que não devemos estar para aqui com falsos moralismos. Pois… Tem cara disso. Mas afinal de contas que moralismo é esse? O de criticar quem bebe? Não me parece que seja esse.

A pinga, é indiscutível, é muito apreciada em terras lusas.

Moralismo já não tão passível de ser criticado é o não se conduzir depois de beber. Aliás, achava eu, havia penas pesadas para quem fosse apanhado prevaricando. Havia. Mas não para figuras públicas. Só mesmo para ao Zé Povinho…

País engraçado este. O comum cidadão cada vez sente a mão da Lei mais pesada. Este que vos escreve, ainda esta semana a sentiu porque tinha cometido o quase crime caiptal de se ter esquecido de afixar o dístico (selo). O Luisão não. Bebe. Conduz. E compensa….
Como dizia alguém, não neste contexto, mas aqui perfeitamente aplicável: Mais vale ser um bêbedo famoso, que um alcoólico anónimo..

'Não às portagens?'.

Contra mim vou falar, uma vez que uso imensas vezes as scuts que, tudo indica, vão perder esse estatuto e passar a ser auto-estradas com portagem.

As minhas viagens pela A24 e A28 – das quais sou utilizador quase diário – vão passar a ser mais um custo que até agora não tinha de considerar.

Mas depois o meu sangue vimaranense dá por mim a pensar… Porque é que nós havemos de pagar portagem se quisermos chegar rápido a Famalicão, a Barcelos, a Santo Tirso, a Esposende, a Vila do Conde, ao Porto, a Paços de Ferreira ou a Braga e poderão os portuenses ir da sua terra até Estarreja de borla? E os pacenses ao Porto?

O argumento de que temos alternativas à auto-estrada, não cola. Temos, mas é imensamente mais demorado. Tentem ir de Guimarães a Paços de Ferreira pela estrada nacional. Ou vejam quanto se demora até Vila do Conde, via Famalicão. Isso são alternativas? São tão alternativas quanto a EN 109 e a estrada da serra da Agrela…
O que me custa mesmo a perceber é porque é que nós havemos de pagar pelos menos de 20 quilómetros que nos ligam a Braga 1,30 €, quando, na A5 para fazer o mesmo número de quilómetros, entre as portagens de Carcavelos e Lisboa se paga 0,25€.

Já que é assim, digo mais ainda… Sou a favor das portagens. Defendo que se deve pagar em todas as auto-estradas, menos do que o balúrdio que se paga hoje, é certo, mas ainda assim que se pague, para que se possa usufruir de um bom serviço. Mas que se pague por igual. Afinal de contas, não temos outros benefícios por pagarmos aquele que, provavelmente, é o custo mais elevado por quilómetro de auto-estrada em Portugal.

Paguemos é todos por igual. É que assim já parece a história do Luisão. Não há moralidade e só “comem” alguns….

'Eleições no Vitória'.

Sem mais considerações, porque o espaço já escasseia e o tema merece mais do que apenas umas linhas, o tema eleições, fica a promessa, aborda-lo-ei na próxima coluna, condignamente.

Fico-me hoje apenas por um desabafo: Em Junho passado já era tarde de mais.

Seja o primeiro a comentar

Seguidores

COLUNA COM VISTA SOBRE A CIDADE © 2008 Template by Dicas Blogger.

TOPO