26 de Outubro de 2007
Corta e prega
Primeiro foi o Reinaldo, agora o Café Toural.
Para quem não sabe, ou já se esqueceu, a história d’O Reinaldo – reputado lateral esquerdo da série A3 do campeonato paulista – conta-se em poucas palavras.
Consumado o regresso do Vitória à primeira divisão, andava toda a imprensa em busca da primeira-mão, do exclusivo, da notícia e primeira declaração do novo craque.
No fórum VitóriaSempre.net, um forista lembra-se e inventa uma notícia, que passo a citar:
“Indaiatuba- O Vitória Sport Club de Portugal vem tentando contratar o lateral-esquerdo Reinaldo, atualmente no Esporte Clube Primavera de São Paulo, que disputa a serie A3. Mas, por enquanto, o assunto não passa de especulação. Pelo menos foi o que afirmou o próprio jogador.
"Nada de oficial. Tenho contrato de mais uma temporada com o Primavera. Não posso simplesmente dizer que existe uma especulação, pois os dirigentes não me liberariam", contou, em entrevista à Folha da Gente.
Porém, o lateral-esquerdo deu uma esperança para a diretoria do Vitória portugues. "Com uma proposta oficial, não teremos problemas para negociar", encerrou Reinaldo.”
Assim rezava a notícia.
Como a pressa é inimiga da perfeição, na altura, tal era a ânsia e a sofreguidão que houve um jornalista local que, sem confirmar o que quer que fosse, deu a notícia. Afinal de contas, veio-se a descobrir que tal clube não existe e não disputa qualquer série A3, nem muito menos existe qualquer jornal com aquele nome. Foi apenas uma brincadeira.
Esta semana passou-se algo bastante parecido. Para quem anda atento à blogosfera, principalmente à vimaranense, reparou por certo numa série de mensagens, em jeito de nota de imprensa, colocados em tudo o que era site e/ou blog vimaranense.
Nesse comunicado, sem qualquer contacto, para que se pudesse obter mais informações acerca de tão avultado investimento, que não fosse pela mesma via (e-mail), aludiam à constituição de uma sociedade para a reconstrução do mítico Café Toural, cujo projecto seria da autoria de um arquitecto espanhol e já com inauguração marcada para depois da conclusão das obras da Alameda / Toural.
O Café Toural, entretanto, antecipou a sua Inauguração. Já abriu.
Mais não é (sem desprimor de qualquer espécie) que um blog com esse nome. A não ser que seja leitor de um jornal local. Aí é diferente.
Também neste caso, houve quem tomasse como sério o comunicado.
Não quero com isto dizer que a mim não me aconteceria, de maneira nenhuma. Mas que não deixa de ter a sua piada… isso é inegável.
And the winner is:
O 2008 ainda nem começou e eu já estou em condições de adiantar quem ganha o prémio para o anúncio mais estúpido da televisão portuguesa no triénio 2007-2009.
Se já viram a nova publicidade aos medicamentos genéricos, sabem daquilo que estou a falar.
Sim… aquele mesmo. Do senhor que vem de fato de treino, todo janota e, casualmente, ouve um conversa entre duas idosas, em que uma diz a palavra Segurança.
Retorque o vetusto desportista: Segurança? Estão a falar de genéricos!
Claro que sim. De que outra coisa se fala quando se diz a palavra genéricos, que não de segurança?
Isto abre aqui todo um novo mundo na comunicação. Estão lançadas as bases para que tenhamos, a curto prazo em anúncios de difusão nacional, por exemplo, as seguintes perguntas e respostas:
Velocidade? Estão a falar de queijo flamengo!
Ou ainda:
Fiabilidade? Eu também gostei muito do álbum do Bonga!
Ou a incontornável:
Reinaldo? Vi-o agora a tomar um bagaço, no Café Toural.
Eu não sei quanto custou a campanha, mas acredito que este é um dos casos em que a agência que criou tal anormalidade devia ser proibida de trabalhar na área. E ser processada por quem a contratou. E já agora, também pelos espectadores. Até dói tanta estupidez.
Novamente o Guiness
Desta vez foi a maior pote do mundo. Sinceramente nem me lembro qual foi a terra. Nem de que era feito o pote. E nem sequer me apetece fazer uma pesquisa na Internet para confirmar.
Ainda está para vir a semana em que não há um tuga a dizer que fez a maior coisa do mundo. Já não há paciência.
Meus amigos, metam isto na cabeça de uma vez por todas:
É claro que aquele é o maior pote de barro do mundo. Mais ninguém achava isso interessante. Mais ninguém se lembraria de candidatar isso ao Guiness.
È normal que consigam figurar no Livro dos Recordes. Se não conseguissem é que era de estranhar. Seria como correr sozinho e chegar em segundo…
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário