sexta-feira, novembro 02, 2007

02 de Novembro de 2007

Toural 0 x Alameda 3

Conforme tinha prometido, há duas colunas/semanas atrás vou aqui dar a minha opinião sobre os 5 projectos que prometem mudar Guimarães, como a conhecemos. Fá-lo-ei à minha maneira. Despretensiosamente e sem querer aqui repetir opiniões recolhidas aqui e ali, chapando-as como minhas.

Não sou arquitecto e nem tenho grandes noções de paisagismo ou urbanismo. Mas em contrapartida, sei bem do que gosto. E sei que estes projectos são para Guimarães e para os vimaranenses.

Logo aí dou os parabéns à Câmara Municipal por fomentar a discussão.

Apraz-me ver que, de quando em vez, há quem em cargos públicos ou eleitos, não se veja como “o” iluminado, mas sim como um executor. Como alguém que gere o património de outrem. E cuja opinião deve valer tanto como a de qualquer outro contribuinte.

Feito este intróito, vou dar uma resumida opinião sobre o que achei do projecto para o Toural / Alameda.

Resume-se a isto: Toural 0 x Alameda 3

Se a solução, pelo que me é possível vislumbrar, para a Alameda, me parece muito bem, pelo compromisso de manutenção e melhoria dos espaços verdes, pela solução de retirar o trânsito da actual via superior, já ao olhar para a imagem 3D do Toural, não me agrada.

Não gosto. Parece-me que tanto podia estar a ver o Toural como a Avenida Central em Braga ou o largo que fizeram no Centro de Celorico.

Falta-lhe identidade. Falta-lhe carácter. Falta-lhe vimaranensidade.

Não vejo ali Guimarães. Não vejo nela nada que retrate aquilo que nos caracteriza. Não tem qualquer imponência. É desprovida de qualquer factor diferenciador.

Não vou pelo fait divers das arvorezinhas, coitadinhas, porque não me parece que esse seja realmente o cerne da questão. Árvores já as lá, na Alameda, temos e a qualquer altura se podem lá, no Toural, “colocar” outras.

Não me sinto também habilitado a dizer qual seria a solução para dar o tal carácter, a tal imponência e dimensão histórica que falta à nossa Praça Maior, pois para isso, aí sim, acho que há profissionais pagos para o efeito.

Agora, para finalizar, não tenho dúvidas nenhumas de que Guimarães beneficiará da criação dessa enorme zona pedonal. Ganham os vimaranenses, ganham os comerciantes da zona do centro histórico e ganharão os turistas.

Não tenho dúvidas de que é um projecto essencial e imprescindível para a manutenção e melhoria de um comércio tradicional que definha.

E merece o meu apoio. Mas não com este Toural.

Parece fetiche

Eu sei que já começa a parecer fetiche esta minha implicância com o antigo Guiness Book of Records, que agora se chama Guiness World Records, mas juro que me intriga mesmo.

Eu sei que quando era miúdo – já há uns anos largos, diga-se de passagem – me ofereceram um exemplar dessa edição. Que me lembra, na altura, eram muito poucos os recordes portugueses.

De então para cá, quase semanalmente, há um português qualquer que acha que deve constar no livro, porque faz o maior “não importa o quê” do mundo. Sinceramente não sei se todos eles conseguem nele figurar ou não e nem me importa. Mas mesmo que só metade consiga passar pelo processo de “beatificação dos tempos modernos”, neste momento o livro deve vir em vários volumes, ao jeito de enciclopédia.

5 Comentários:

Ricardo Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Gomes disse...

Boa senhor Paulo Gonçalves! O senhor é o máximo a copiar as ideias dos outros. Quantas palavras deste texto pagaram direitos de autor aos seus legítimos proprietários?

Paulo Saraiva Gonçalves disse...

Senhor Ricardo,

Se me apresentar e provar - porque não basta lançar a atoarda e esconder a mão - os casos de plágio, terei todo o gosto em ressarcir os lesados.

Muito obrigado pela preferência na leitura.

Samuel Silva disse...

Os bloggers de Guimarães vão encontrar-se para discutir os cinco projectos para a cidade apresentados em finais de Setembro pela autarquia. Entendemos que este debate deve ser tanto mais alargado quanto possível. E a blogosfera é um instrumento importante desse processo – pela facilidade de acesso e divulgação de informações e opiniões.
O encontro informal de bloggers tem lugar no próximo dia 1 de Dezembro, sábado, às 21h30, na Casa Medieval da Praça de S.Tiago, sede do Gabinete de Imprensa de Guimarães.

Para o debate estão convidados todos todos quantos constituem a comunidade blogger vimaranense.

Mais informações nos blogues:
matermatuta.blogspot.com
colinasagrada.blogspot.com
zineocio.blogspot.com

Ricardo Gomes disse...

http://avenidacentral.blogspot.com/2007/11/blogosfera-media-da-intertextualidade-i.html#links

Dê uma espreitadela e depois diga que não copia.

Seguidores

COLUNA COM VISTA SOBRE A CIDADE © 2008 Template by Dicas Blogger.

TOPO