sexta-feira, setembro 28, 2007

28 de Setembro de 2007

Como é bom ser vimaranense.

Como me sinto privilegiado por poder, de cada vez que regresso a casa, o fazer em Guimarães.

Assim à primeira vista, pode parecer o início lamechas de um texto em jeito de Selecções do Reader’s Digest. Podem muitos pensar até que esta é uma daquelas coisas que se pensa, mas que não se diz e nem muito menos escreve.

Mas é mesmo assim que me sinto de cada vez que regresso de alguma estadia prolongada fora da minha cidade. Mal chego à rotunda de Silvares, saído da auto-estrada e começo a dirigir-me para o centro, ainda que o caminho mais rápido para me dirigir a casa seja virar na circular, não resisto a subir a Conde Margaride e virar à direita para a Paio Galvão, seguir até ao fim da Alameda, contornar a Sra. da Guia, voltar ao Toural, seguir pela Sto. António e virar no Navarros de Andrade para o Largo João Franco. Após respirar o ar da Rua da Rainha e da Oliveira, sinto-me em casa.

Por estas e por outras, como é bom ser vimaranense.

As minhas aventuras no Alfa Pendular

Já aqui escrevi que, sempre que possível, viajo de comboio.

No princípio desta semana, em mais uma das (muitas) viagens a Lisboa, optei por voltar a viajar no comboio Alfa Pendular da CP. Permitia-me, na ida, recuperar uma horita de sono e no regresso, trabalhar um bocado, no conforto da carruagem com cadeira espaçosa e mesinha para apoiar o computador.

Influenciado por um spot publicitário que ouvira há algum tempo atrás numa estação de rádio, já que necessitava de ir a vários sítios diferentes na área de Lisboa, decidi pedir informações sobre um “pack” que incluía bilhete de ida e volta e carro de aluguer. Mal sabia eu que aqui começava mais uma história com muito de portugalidade. Uma daquelas que, na altura, me irritam, mas que depois, bem vistas as coisas, até acabam por ter alguma utilidade, já que são aqui relatadas.

Na linha de apoio ao cliente começa a odisseia. Para usufruir deste serviço – que supostamente é para quem vai com pressa e o expectável seria ter a viatura disponível mal saísse da estação – tem de se fazer uma reserva numa estação da CP. Pergunta natural: Guimarães? A resposta foi imediata. Em Guimarães não…

Para se reservar temos de ir a Braga ou a Camapanhã. Para alguém que preenche o espaço destinado ao distrito com Guimarães, ter de ir a Braga reservar um carro, parece gozo. Lá teve de ser. O pior veio depois.

A famigerada deslocação servia apenas para reservar. Pensava eu que serviria para os documentos serem enviados para a empresa de aluguer de viaturas, de maneira a que se simplificasse a vida ao cliente, mas não.

Ao chegar a Lisboa teria que preencher toda a papelada e voltar a fornecer todos os documentos. Uma viagem em vão. Um perfeito disparate, portanto.

A rever urgentemente pela CP.

Já agora… as operadoras móveis também poderiam aproveitar a “revisão” e rever a cobertura no trajecto Lisboa – Porto.

Se as chamadas telefónicas estão sempre a cair por falta de rede, tentar aceder à Internet por placa 3G é uma tarefa inglória. Uma autêntica anedota. Só à passagem pelas principais cidades é que há uma réstia de hipótese.

É a chamada terceira geração, mas a carvão.

Sobre a sala do porto (parte II)

Se não começasse este texto agradecendo os muitos telefonemas de apoio e concordância com a minha opinião, que me fizeram, relativamente ao assunto em epígrafe, seria ingrato. É muito bom saber que muita gente comunga do meu modo de sentir e viver o Vitória.

Mas devo também dizer que recebi um e-mail de uma pessoa que assina como presidente da tal “casa” que iria ser inagurada.

Por falta de tempo, não respondi ao e-mail, mas quem sabe, até o possa vir a fazer. Em privado.

Não aqui, no NG. Pelo menos eu não ando para alimentar egos. Aqui dou-lhe a mesma importância que a Direcção do FC Porto lhe deu. Cancelo.

Eu, para esse peditório, já dei que chegue…

Continuo apenas a achar que Guimarães tem mais encanto, vestida de preto e branco. Uma janela, uma bandeira! Sempre!

E isso, independentemente de inaugurações abortadas.

Seja o primeiro a comentar

Seguidores

COLUNA COM VISTA SOBRE A CIDADE © 2008 Template by Dicas Blogger.

TOPO