sexta-feira, março 30, 2007

30 de Março de 2007

Grandes Portugueses, pequenas democratas

Maria Elisa apresentou, até ao passado Domingo, na RTP um concurso que, até à divulgação dos resultados, foi considerado serviço público.

Diziam uns que teve o mérito de divulgar, de modo melhor e mais eficaz que em muitas salas de aula de história por essas escolas EB afora, a História de Portugal. Outros diziam que o programa era de tal forma eficaz que fez com que figuras, até então, praticamente desconhecidas da maioria dos portugueses – com a ajuda de marketing ou não – rivalizassem em popularidade com Reis e chefes de Estado. Diziam outros, ainda, que era um modo educativo de entreter o povo.

Todo esse consenso se verificou, repito, até se saber em quem decidiram votar os portugueses que se predispuseram a gastar o seu dinheiro, votando neste concurso.

Após se saber que o Prof. António de Oliveira Salazar tinha sido escolhido como o “Grande Português”, descambou. O horror. Era ver Odete Santos e Ana Gomes, naquele estilo circense – para não lhe chamar apalhaçado – vociferando perante os festejos da bancada vencedora, urrando que tal era proibido pela constituição.

Um concurso, com regras claras, com as quais elas concordaram e foram coniventes, tendo inclusive sido das mais activas participantes, transformara-se já na apologia do fascismo. Já era uma vergonha. Já era algo a lamentar.

Começaram as divagações sociológicas. Se calhar foram os mais novos. Foi um voto de protesto. Palermas e parvos, chamaram uns aos portugueses que votaram neste concurso. Urge repensar o conceito de serviço público que a RTP presta, clamavam outros.

Não me apetece entrar muito por aí, até porque o meu preferido não ganhou e o que dissesse poderia parecer azia. Mas pergunto, tivesse Cunhal ganho e veríamos Jaime Nogueira Pinto, qual maria maluca, a insultar quem votou naquele que representava os antípodas daquele que se propôs defender?

Como caem as máscaras dos “verdadeiros democratas”.

A votação era respeitada se ganhasse o seu candidato. Assim sendo, não. Já não brinco mais, porque a bola é minha. Só que a bola não é, de facto, deles.

Os portugueses que votaram, decidiram assim. A mobilização não foi suficiente. Bem feito. Quiseram politizar um mero concurso e saiu-lhes o tiro pela culatra. Quem com ferro mata…

Rugby

Grandes portugueses foram estes. Estes sim, sem contestações.

Está de parabéns Tomaz Morais e os seus “lobos”. Aquilo que parecia impensável até há bem pouco tempo atrás, por exemplo, ver um jogo de Portugal contra os “all blacks”, num Campeonato do Mundo de Rugby.

Deve-nos encher de orgulho, quanto mais não seja, por sermos a única equipa amadora no meio das profissionais nações, com mais pergaminhos e tradição neste desporto.

Eu sou um amante deste desporto e como tal fiquei mesmo muito agradado.

Só serviu para acalentar mais ainda o meu sonho de ver uma equipa de rugby, quem sabe um dia, de Afonso ao peito.

Ainda quanto aos “lobos”, até os excessos temos de lhes perdoar…

Catering parte 2

Nem de propósito.

Falkava na passada semana do catering miserável e que a ser assim, mais valia ser pago.

Castigo. Tive de voar para Madrid, na Spanair, com serviço de catering a bordo, pago.

Devem ter lido o NG, lá em Espanha, na semana passada. É que o catering, pago foi, mas foi tão fraco como se tivesse sido de borla.

Leixões

Jogo grande esta sexta-feira, em Guimarães.

Transmissão televisiva, estádio cheio, mulheres nas bancadas, cidade animada. Uma noite à nossa maneira.

Só vai faltar mesmo o povo lixonense, aqueles que queriam ser nossos rivais, mas que se confirma agora aquilo que eu escrevi no texto aquando do jogo no Estádio do Mar, não são mais que uma agremiação de bairro.

Os tais milhares que dizem que levam fora, se forem mais de uma centena, já me surpreendem.

Volto a dizer que não é nosso rival quem quer, mas sim quem pode!

Venham os três pontos, que agora ninguém nos para!

1 Comentário:

Anónimo disse...

Triste triste triste....

Força Leixões! Somos Adeptos Inagualáveis!

Seguidores

COLUNA COM VISTA SOBRE A CIDADE © 2008 Template by Dicas Blogger.

TOPO