13 de Outubro de 2006
Capital Europeia da Cultura
A Ministra da Cultura, em Guimarães, afirmou que nós vamos ser capital Europeia da Cultura em 2012.
Motivo de orgulho, claro. Temos de ser audazes e tentar capitalizar esta oportunidade de afirmação de Guimarães como cidade mais cosmopolita. Tentar com que não sirva este evento apenas para orgulhos e vaidades vãs e bacocas. Poderá servir como um ponto de viragem. Desta data em diante tudo poderá ser diferente. Depende apenas daquilo que com esta nomeação soubermos fazer.
Não querendo ser desmancha-prazeres, espero apenas que esta prenda do governo Sócrates não traga água no bico. Infelizmente sou levado a ficar de pé atrás. Espero esta errado e que este presente não seja envenenado e entregue como contrapartida de algo que nos venham a tirar ou a não dar…
Eu sei que tinha dito que não devíamos sê-lo, mas, sendo só um bocadinho “bacoco”, gostava saber se isto passa ao Mesquita Machado só com Rennie.
O que mais seria preciso?
Um jovem, arguido como alegado autor e co-autor de vários crimes, incluindo assaltos com recurso a arma de fogo e arma branca na via pública, assim como de roubo de viaturas, encontrando-se condenado a quatro anos de pena suspensa, em viatura roubada foge à GNR durante mais de uma hora, na zona de Vila Nova de Gaia. Durante a fuga, o indivíduo efectuou várias manobras perigosas, incluindo excesso de velocidade, circulação em sentido contrário em ruas e rotundas e chegou mesmo a desligar as luzes da viatura durante uma parte do percurso.
A GNR perseguia o prevaricador após este ter desobedecido aos sinais sonos e visuais, ou seja à ordem de paragem, dada pelos guardas.
Esta perseguição termina em tiroteio após, segundo os guardas, o indivíduo que se fazia acompanhar de duas jovens que tinha convidado e elas anuído em ir dançar, não ter parado perante bloqueio de nova patrulha. Com a agravante de ter dirigido a viatura em direcção aos agentes.
Pasme-se. Mesmo perante todo este cenário, há ainda quem ache que a acção da GNR foi exagerada. Um cadastrado, num carro roubado, desobedece duas vezes a ordem da autoridade, comete mais atropelos aos código da estrada numa hora que o comum dos mortais numa vida inteira, tenta atropelar agentes da autoridade. Falta alguma coisa? Queriam o quê? Que atirassem a velhinha HCESAR para o meio da estrada, na esperança que a mesma imobilizasse a viatura? Será que este não é um comportamento suficientemente perigoso que justifique o recurso às armas por parte de quem as pode usar para zelar pela ordem pública? Se não é, qual será? Teria de estar com sacos de droga e UZI em riste do lado de fora da carrinha? É que assim de repente só me ocorre mesmo isso para o filme estar completo.
Sou o primeiro a criticar quando acho que algum agente abusa da autoridade – o que não raras vezes acontece – mas sei também que urge pôr um travão no crescente desrespeito pelos agentes da autoridade e suas ordens. Afinal de contas é neles que depositamos a esperança de uma sociedade sem crime. COM tudo o que isso tem de bom. E também de mau.
Lobby pró-maduro
É impressão minha ou parece que há um lobby organizado contra o vinho verde?
Nos últimos tempos parece que é moda, mesmo vindo de minhotos, dizer-se que o verde é muito ácido, que o verde ataca o estômago.
Dá mesmo a sensação de quem tal ideia está de tal modo a ser interiorizada pela generalidade das pessoas que, não tarda nada, será quase tido como facto científico. E tal em nada beneficiará a nossa região. Bem pelo contrário.
Uma coisa tem que ficar esclarecida. O verde é ácido? È claro que sim. Não é João Pires…
E-mails
Gostava de agradecer os e-mails que tenho vindo a receber e pedir desculpa por não ter ainda respondido a muitos deles. Afazeres profissionais não mo têm permitido. Prometo que o farei brevemente.
Blog
Nas próximas semanas apresentarei, aqui na coluna, alguns blogs sobre Guimarães. Assim até vai parecer uma coluna moderna… No seguimento desta opção e após muito ponderar (cerca de 2 segundos e meio), decidi criar um blog e colocar online os textos publicados aqui no
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário