20 de Outubro de 2006
Sócrates e os generais
Foi um dos temas da semana. A carreira docente. Professores de cabelos em pé. Greve. Incontornável. Não poderia deixar de focar isto. Ficou-me acima de tudo a frase de Sócrates, que cito de cor, “Nem todos os praças podem chegar a generais”. Seria verdade irrefutável. Mas não é bem assim. Se assim fosse, dir-se-ia também que nem todos os políticos chegariam a ministros. Olhando para o governo PS vê-se que não é verdade. Neste caso até se poderia dizer que o “nem todos” poderia ser substituído pelo “qualquer um” na frase bélica do primeiro-ministro.
Norton como general
Essa de considerar o Gil Vicente a equipa mais forte da Liga de Honra, não lembra ao diabo. Pelo menos não devia lembrar. Nós ao Gil Vicente temos obrigação de ganhar cá, lá e pelo caminho. E temos de nos assumir como favoritos em qualquer jogo contra eles. Um vitoriano – já para não falar num sócio do Vitória – nem pensa sequer em dizer que o Gil Vicente é melhor que nós. Nem sequer somos comparáveis, quanto mais…
Uma frase derrotista como essa, vinda de quem “idealizou” a equipa e descobriu que no 4º escalão francês se joga quase ao nível da nossa 1ª Liga (citei de cor), leva-nos a pensar que afinal andamos é a ser cobaias. E que o valor da equipa em que tão piamente acreditava e que tão minuciosamente dissecou e exaltou em grande entrevista há uns meses, afinal, era só show-off. O desânimo vai-se instalando. A descrença grassa. Aquele arreganho que era timbre dos vitorianos está a dar lugar a uma acomodação. Um comodismo. Agora fala-se em males menores, ao não ganhar em Barcelos. Minimiza-se o falhanço. Agora é mais “Lá trouxemos um pontinho de Barcelos”.
Temos de rejubilar? Atendendo ao valor que a equipa já demonstrou (não) ter, temo bem que sim…
Assembleia-Geral
Vai haver Reunião Magna do Vitória. Apresentação de contas. E depois os 30 minutos da praxe para debater assuntos de interesse do clube. O decurso da mesma dependerá das bolas que entrem na baliza até lá. Ou não.
Deixo apenas uma sugestão, ou não estivéssemos nós no século XXI. Um suportezinho audiovisual não seria algo a considerar numa apresentação de relatório e contas? Não é imperioso que seja algo graficamente elaborado, tipo “Juntos Somos”, mas pelo menos algo mais visual que a voz de um director a debitar números. Um “powerpoint” já ajudava. É bem verdade que os interessados podem ir à sede consultar esse mesmo relatório. Não é menos verdade que a esmagadora maioria dos possíveis interessados depois de consultar esse mesmo documento vem menos informado do que antes. Mas a bem da transparência… não ficava mal.
http://4800guimaraes.blogspot.com
O prometido é devido. De quando em vez, aqui na coluna, farei referência a blogs ou sites que, preferencialmente, estejam relacionados com Guimarães. Agradeço também que me informem por e-mail de blogs com este objecto, já que mal de mim se “os” conhecesse a todos. Começo esta “rubrica” pelo 4800GMR.
Um blog que leio regularmente e que na maioria das vezes me diverte. Uma abordagem diferente e uma crítica mordaz ao que no burgo se vai passando. Uma análise despretensiosa ao modo de ser vimaranense, por vimaranenses e cheia de vimaranensidade.
Aproveito para felicitar os autores do blog pelo seu primeiro aniversário. E também, claro está, pelo conteúdo do blog. Parabéns!
http://colunacomvistasobreacidade.blogspot.com
Na passada semana disse que poria online o blog da coluna. Não o fiz. Azelhice minha. Podia pôr um letreiro “Devido a problemas técnicos, aos quais somos totalmente alheios, ainda não nos foi possível concluir”. Mas era mentira. Os problemas técnicos aqui são provocados por falta de jeito. Ponto final. Vou tentar coloca-lo online o mais rapidamente possível.
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário